Barakamon e a beleza do interior

barakamon

Barakamon é um anime de 2014 baseado em mangá publicado pela Satsuki Yoshino, feito pelo estúdio Kinema Citrus (Kuma Miko) e produzido por VAP e Nippon Television Network Corporation (Death Note, Monster). A mangaká também publicou um spin  off deste mangá chamado Handa-kun que ganhou animação nesta temporada. Barakamon trás um pouco daquele ambiente gostoso de cidade do interior e o aconchego de pessoas calorosas.

Seishu Handa é um  mestre caligrafista de apenas 23 anos, é considerado um gênio da caligrafia desde pequeno, sendo ele também filho de um caligrafista famoso a pressão sobre sempre existiu  sobre seus ombros: ele precisava ser o melhor. Por conta disso ele foi uma criança isolada que estava sempre praticando a caligrafia.  É importante ter isso em mente pra entender a personalidade distorcida e super divertida dele. Handa é dramático ao extremo, impulsivo,  egocêntrico e infantil.

Durante um concurso de caligrafia um juiz é bem rigoroso com as críticas acerca do trabalho do Handa-kun e num acesso de raiva parte pra cima do crítico. Violência já é ruim, mas o agravante é que o juiz era um velhinho de bengala, imagina-se o furor que isso causaria no Japão (sim, nenhum país acha OK bater em velhos, mas no Japão tem toda a questão da hierarquia por idades e cargos). Por conta disso o pai de Handa decide enviá-lo para Fukue uma das ilhas que faz parte das Ilhas Goto (Prefeitura de Nagazaki) a intenção de sua ida é que ele se acalme um pouco e obtenha novas ideias para criar novos quadros.

Chegando na ilha ele encontra os típicos contratempos que só uma cidade minúscula pode oferecer, primeiro que a saída do aeroporto está completamente vazio e tem apenas um ônibus por dia. Em sua caminhada em direção ao povoado Handa encontra um simpático fazendeiro que oferece uma carona, mas Handa tem dificuldade de entender o homem pela diferença de pronúncia. Chegando no povoado ele descobre que a casa em que vai morar é na verdade a base secreta de crianças da região. Bem, esses são os primeiros minutos da série. Como esperado desse tipo de narrativa, Handa vai encontrar com pessoas calorosas que farão com que ele afaste aos poucos seu mal temperamento. Mas todos da vila o aceitam rapidamente, mesmo com seu jeito meio torto de ser.

barakamon1

A narrativa é bastante divertida, leve e aconchegante. Acho difícil alguém assistir esse anime e não ter vontade de se mudar para o interior e ter uma experiências cheias de pores do sol inspiradores. Ao todo Handa terá com ele 5 personagens sempre presentes em seu dia a dia. Entre todos os novos amigos que Handa faz tem a dona de casa clichê, a criança doida, e a fujoshi. A partir dos novos encontros Handa vai ser permitido a viver sua infância pela primeira vez, se apaixonar de novo e de novo pela arte da caligrafia, vai experimentar novos sentimentos, além de aprender a lidar com os seus.

Captura de Tela (563)barakamon6

Barakamon2

Barakamon3

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s